domingo, 6 de junho de 2010

Big Mou: més que un club!


É o lema do Barça, e tão bem aplicado que está, mas na mais pura das ironias é aquilo que apetece dizer sobre Mourinho, o homem que deixou 98 mil culés à beira da loucura. Que ano fabuloso! É para mim o grande ano de Mourinho, maior que aquela Champions conquistada ao serviço do Porto.
O que o Inter fez a nível interno não me surpreendeu em nada: uma Roma com um péssimo arranque de temporada, um Milan triste e uma Juventus muito longe dos anos de glória deram a Mourinho um campeonato que, apesar de terminar algo renhido, se revelou um passeio quase sempre perfeitamente controlado pela equipa nerazzurra. Mas o triplete, era algo que eu achava impensável. Á partida tínhamos o enorme Barcelona, o caro Real Madrid, o fortíssimo Chelsea e o finalista das últimas duas temporadas Manchester United. Quase que dava a minha vida por um destes. Mas contra todas as expectativas o Inter elimina o campeão espanhol e o inglês e conquista a Champions na final mais desequilibrada dos últimos anos.
Este deveria ser portanto um post a idolatrar um clube, o Internazionale de Milão, mas não o é graças a um enorme senhor do futebol que teima em mostrar ao mundo que um treinador pode ser a principal figura de uma equipa. Mais do que do Inter falou-se de Mourinho. Mais do que da excelente campanha de Milito (que por acaso foi também Mourinho que resolveu dar a oportunidade a um jogador que há tanto tempo a merecia) falou-se da conquista de Mourinho. E após um triplete histórico qual era a preocupação Tiffosi e da imprensa mundial? O futuro de Mourinho! Superior a todas as críticas que o acusaram de ser um treinador defensivo, conseguiu colocar um clube arredado destas andanças há largos anos no topo do mundo.
E o que mais me fez dedicar a primeira crónica ao Big Mou foi o facto do treinador que vale mais que um clube, o treinador que custou 8 milhões de euros e irá ganhar 13 milhões por ano (tanto quando o jogador mais bem pago, Cristiano Ronaldo) ser português. O homem do momento é nosso, e Portugal ganhou assim um enorme respeito por parte do futebol mundial! Por todos nós, Obrigado José Mourinho!



Sem comentários: